segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pastor de Shetland


O cão Pastor de Shetland, também conhecido como Sheltie é um cão originário das Ilhas Shetland. Sua função inicial é o pastoreio de ovelhas, sendo que essa atividade era praticada por esses cães há um bom tempo na Ilha Shetland.Embora se pareça muito com o Collie de Pêlo Longo em tamanho reduzido, este não se trata de uma miniatura.

Inteligência

São cães inteligentes e aprendem com rapidez. Por isso são exelentes cães para a prática de exercícios como o agility, show dog e frisbee. O Sheltie aprende tudo muito rápido, é observador e quer agradar o dono a qualquer custo. Por isso é muito importante a interação do dono com o seu Sheltie. De acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o Sheltie encontra-se na 6ª posição no "IAOC": Inteligência a Adestramento e Obediência a Comandos entre as 79 raças pesquisadas.

Comportamento
É uma raça ativa e que acompanha o dono aonde esse for. Porém, pode ser ressabiado e esquivo com pessoas desconhecidas, fato pelo qual é muito importante desde filhote socializar seu cão, expondo ele a pessoas e lugares para não se tornar um adulto tímido. Este pequeno cão pode muito bem viver em um apartamento, caso que vem crescendo cada vez mais ultimamente. Porém ainda assim precisa de exercício constantante e atenção do dono para não se tornar um cão destrutivo quando sozinho ou adquirir maus hábitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário